O mercado de transporte e logística está em constante mudança. Por isso, é preciso estar atento às novidades que podem impactar o setor.
O setor de transporte e logística vem se desenvolvendo nos últimos anos, principalmente, em países como Alemanha, Holanda e Suécia, que são líderes de logística no mundo. Mesmo que o Brasil ainda tenha vários problemas em relação à infraestrutura das estradas, é importante entender as tendências e novidades do setor. Afinal, algumas ações já são possíveis de serem implementadas.
A maioria das tendências tem relação direta com o uso da tecnologia e análise de dados, para criar rotas mais eficientes e diminuir custos. Assim, é fundamental que as transportadoras e empresas envolvidas com o transporte e logística estejam atualizadas quanto às novidades do setor e as possibilidades de melhorar os sistemas de gestão.
Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este conteúdo.
Qual a importância do uso da tecnologia na área de transporte?
A tecnologia tem um papel importante no setor de transporte e logística, pois ela visa organizar e otimizar operações, tornando-as mais seguras e ágeis. Com essas inovações, é possível reduzir custos e tempo nas entregas, bem como diminuir o impacto socioambiental das atividades de transporte.
Sabemos que com a globalização e as transformações do consumidor, o consumo aumentou e foi preciso criar meios de escalonar a produtividade e melhorar as entregas dos processos, sem perder a qualidade das ações. Assim, o uso da tecnologia em sistemas de gestão de armazéns e entregas, monitoramento, rastreio e gestão de frota, tem auxiliado nesse sentido.
Quais as tendências do setor de transporte e logística para os próximos anos?
Embora já tenhamos uma grande quantidade de novas ferramentas, esse campo está em constante evolução e aprimoramento. Por isso, é importante destacar que quanto mais cedo as empresas começam a utilizar essas inovações, mais rápido serão os resultados. Confira algumas tendências:
Captação e uso de dados de forma inteligente
Big data, a inteligência artificial e o machine learning são tecnologias complementares que juntas trazem grandes inovações para a área de transporte e logística. Por meio delas, é possível captar, estudar, tratar e analisar informações que ajudam na personalização dos processos e melhoram a experiência do cliente. Com essas tecnologias, é possível criar ações mais customizadas e otimizadas, conforme o aprendizado da máquina. Os resultados são dispositivos mais inteligentes, que respondem ao comando de voz e sugerem rotas alternativas. As consequências são melhor previsibilidade nas entregas, alocação de recursos e investimentos mais eficazes.
Uso de drones e robôs
O uso de drones e robôs são tendências que vem aumentando no setor de transporte. Em outros países, como os Estados Unidos, já há testes sendo realizados com a entrega de encomendas via drone. Especialistas dizem que essa é uma alternativa para dinamizar as entregas, podendo reduzir o tempo de espera para 30 minutos, e diminuir o trânsito em grandes cidades, além de ampliar o acesso das entregas a áreas remotas.
Outra funcionalidade dos drones é acompanhar o transporte de cargas e garantir a segurança das entregas. O drone consegue reconhecer paradas não programadas e acionar o botão de pânico em emergências.
Além disso, o uso dos robôs também tem se consolidado como tendência. Eles podem ajudar no carregamento, descarregamento de caminhões e organização dos armazéns de forma sistematizada e automática. Essas ações aumentam a eficiência dos processos, reduz as falhas e diminui custos com mão de obra.
Logística em tempo real
Atualmente, já é possível fazer a integração dos veículos em toda a cadeia de produção. Com ferramentas específicas, as transportadoras conseguem, por meio da computação em nuvem, fazer o rastreamento e monitoramento da localização geográfica do caminhão, informações sobre o condutor, temperatura do caminhão, no caso de transporte de medicamentos, por exemplo, entre outras informações.
Essa tecnologia, facilita os cálculos de tempo de entrega, peso do caminhão e espaço disponível, transferindo os dados a um sistema integrado, que mostra à transportadora os cenários mais favoráveis, possíveis atrasos, dando margem para soluções, antes que o problema ocorra.
Investimento em sustentabilidade
O investimento em sustentabilidade é uma tendência que vem crescendo e merece ganhar espaço. Sabemos que o setor logístico tem grande responsabilidade quanto à poluição mundial e contribuição para o aquecimento global.
Por isso, com a finalidade de reduzir os impactos causados no meio ambiente, as montadoras e transportadoras estão buscando alternativas mais sustentáveis e menos nocivas, como caminhões elétricos ou que utilizam biocombustíveis. Ao optar por essas soluções, é possível se destacar no mercado e melhorar seu posicionamento de marca, além de otimizar rotas e reduzir custos de manutenção de frotas.
Portanto, percebemos que o setor de transporte e logística tem se desenvolvido e trazido tendências e inovações para os próximos anos. Mesmo que todas as mudanças ocorram por meio da tecnologia, é possível perceber que o objetivo é simplificar e facilitar a gestão tanto por parte das transportadoras, caminhoneiros e cliente final.
A TSA Cargo é uma transportadora que investe em tecnologia, para que as entregas sejam cada vez mais eficientes e com custos reduzidos. A empresa tem experiência no transporte rodoviário de cargas de container, exportação e importação, tanto para FTL quanto para LTL, inclusive em regime de trânsito aduaneiro DTA.
Ajudamos agentes de cargas, despachantes aduaneiros, companhias aéreas, tradings, indústrias importadoras e exportadoras a enviar suas mercadorias com agilidade, qualidade e segurança. Se você está em busca de uma transportadora, a TSA é a solução. Acesse nosso site e faça agora mesmo uma cotação!