O transporte de medicamentos deve seguir algumas disposições legais e tem particularidades que não existem em outros tipos de transporte. Para manter a segurança e qualidade dos medicamentos, é preciso respeitar uma série de regras durante a sua fabricação, armazenagem e venda.
No caso dos fármacos, eles têm uma sensibilidade às variações de iluminação, umidade e temperatura. Por isso, toda a logística que engloba o serviço deve ser especial para que o produto chegue com qualidade ao consumidor.
Para entender melhor sobre esse assunto e compreender as boas práticas no transporte de medicamentos, leia nosso conteúdo.
Quais as boas práticas para o transporte de medicamentos?
Exercer as atividades de transporte de remédios não é simples. Por isso, antes de contratar uma transportadora é importante verificar se todas as regras impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa -estão sendo seguidas.
Os dispositivos legais mais importantes são a Portaria 1052/98 e a Resolução nº 329/99, que dispõem sobre a autorização de funcionamento no transporte de medicamentos, pagamento de taxas, documentação e autorização especial.
Além dessas, existem outras legislações e boas práticas que precisam ser seguidas pelos profissionais da área de logística para a garantia da segurança. Confira algumas delas:
Necessidade de um farmacêutico na equipe
A transportadora que realiza o transporte de medicamentos deve ter em sua equipe um farmacêutico inscrito regularmente no Conselho Regional de Farmácia, exigido pela Anvisa.
Esse profissional é responsável por garantir que os produtos sejam registrados, que exista uma rotina de limpeza do caminhão e do ambiente, que os colaboradores tenham o treinamento necessário e que todas as regras estejam sendo cumpridas.
O profissional também é responsável por receber as cargas e verificar qualquer inconformidade no produto. Somente com um farmacêutico na equipe, o distribuidor poderá obter a autorização de funcionamento e a emissão da licença necessária para exercício da atividade.
Gerenciamento de estoque
A qualidade dos medicamentos deve ser observada em todas as etapas, principalmente, quando o operador logístico também é responsável pela armazenagem do produto. De nada adianta possuir excelência no transporte de medicamentos, se não há gestão no estoque e a mercadoria se perde ali mesmo.
Portanto, no caso das empresas que também fazem o armazenamento, é importante ter entradas e saídas registradas, para que não haja desvios e roubos de materiais e possuir câmaras frias, para garantir a segurança dos remédios, como vacinas, insulina e quimioterápicos.
Além disso, o farmacêutico também deve avaliar a temperatura necessária para cada tipo de medicamento. Afinal, alguns remédios precisam ficar em temperaturas entre 2ºC a 8ºC e outros que podem ficar em temperaturas mais altas até 20ºC.
Utilize caminhões adequados para o transporte de medicamentos
Os produtos farmacêuticos devem ser transportados com um cuidado especial. No caso de longas distâncias, o baú refrigerado se faz necessário para manter a temperatura baixa. Em pequenas distâncias, caixas térmicas podem ser suficientes.
Mas, antes de fazer a escolha, é necessário conversar com clientes e entender o que está será transportado, verifique quais são as embalagens necessárias, pense em todos os imprevistos que podem ocorrer e siga as instruções do farmacêutico. Nesse caso, é melhor pecar pelo excesso, e evitar que uma variação de temperatura estrague o medicamento.
Planeje bem as rotas
Profissionais de logística sabem como é importante planejar bem uma rota. Essa organização garante que os produtos sejam entregues rapidamente e a um menor custo.
No caso do transporte de medicamentos, esse planejamento também deve garantir que o produto seja entregue no seu estado perfeito. Sendo assim, é preciso escolher opções de rotas com melhores vias, a fim de prevenir acidentes e diminuir as possibilidades de roubo de cargas.
Além disso, o transportador deve evitar rodovias e portos muito congestionados, pois a carga não deve ficar parada no sol, pois isso pode comprometer a qualidade do produto.
Rastreie as cargas
Um dos aspectos mais relevantes do transporte de fármacos é a possibilidade de rastreabilidade. Desde a produção, é obrigatório que os remédios sejam registrados e rastreados para evitar falsificações, desvios ou roubos.
Assim, a melhor maneira de realizar esse rastreio é utilizar um sistema em tempo real, que garanta que a rota planejada será seguida ou que a transportadora possua uma apólice de seguro robusta.
Essa prática dá mais segurança ao cliente que contrata a empresa, à transportadora que presta o serviço e ao caminhoneiro.
Quais os principais desafios no transporte de medicamentos?
A prática no transporte de medicamentos requer muitos cuidados. Os principais desafios vividos pelas transportadoras estão no armazenamento, na capacitação dos profissionais e no próprio transporte.
Embora a Anvisa exija uma série de normas, existe uma certa dificuldade na fiscalização e muitos transportes ocorrem de maneira inadequada, colocando os produtos em risco e quebrando a confiança do cliente. Por isso, é importante escolher uma empresa que preze pela segurança e qualidade.
Outro desafio das transportadoras é realizar o treinamento de toda a equipe de colaboradores e criar um manual interno de boas práticas no transporte de medicamentos. Mesmo possuindo um farmacêutico na empresa, é importante que todos os envolvidos no processo entendam a necessidade de cuidado com o manuseio, armazenagem e controle de temperatura desse tipo de mercadoria.
Ao colocar todas essas informações em um manual e realizar treinamentos periódicos, fica mais fácil manter o padrão do serviço prestado.
Por fim, mesmo com um planejamento, imprevistos podem acontecer, como: o caminhão apresentar problemas, a rodovia estar interditada ou a carga ser roubada. Todos esses fatores prejudicam o transporte dos medicamentos e geram prejuízos.
Como escolher uma empresa para o transporte de medicamentos?
O transporte de medicamentos exige que uma série de regras seja seguida para a garantia da entrega com qualidade. Por isso, antes de escolher uma transportadora, é importante pesquisar o seu histórico e verificar se todas as boas práticas são realizadas.
A TSA Cargo possui mais de 30 anos de mercado, sendo especialista nesse tipo de transporte. Com o apoio dos profissionais da área, a empresa garante a qualidade, higiene e responsabilidade necessários no transporte de medicamentos.