O transporte de medicamentos refrigerados é um assunto sério que exige critérios e processos rigorosos para garantir que os produtos cheguem com qualidade ao seu destino.
Com a pandemia causada pelo COVID-19, esse assunto tornou-se ainda mais debatido, pois a segurança no transporte das vacinas chama a atenção não só dos órgãos públicos, como de toda a população.
O transporte de medicamentos refrigerados é uma atividade que oferece muitos desafios para as empresas, pois exige um cuidado redobrado e diversas particularidades de outras mercadorias.
Quer entender melhor como funciona? Confira o artigo a seguir e descubra as principais regras e cuidados para o transporte de medicamentos refrigerados.
O que são medicamentos termolábeis?
Os medicamentos termolábeis são produtos sensíveis. O termo está ligado à sensibilidade térmica do item e precisa cumprir regras de armazenagem que variam de acordo com a temperatura informada pela indústria farmacêutica.
A maioria dos remédios utilizados no nosso dia a dia não exigem recomendações especiais para transporte e armazenagem. Porém, os medicamentos termolábeis são produtos inovadores, com propriedades físico-químicas diferenciadas, que exigem critérios específicos para manter a qualidade e eficácia na utilização.
O transporte de medicamentos refrigerados como este, necessita de processos que garantam que nenhuma falha ocorra durante a logística. Por isso, a área é tão desafiadora e precisa cumprir regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A entidade é responsável por fiscalizar as atividades que envolvem a logística de remédios. A instituição também fornece o manual completo com as recomendações técnicas para auxiliar no trabalho das empresas de transporte de medicamentos refrigerados.
O manual traz informações sobre as condições adequadas para a distribuição, acondicionamento, movimentação e armazenamento desses produtos.
Como funciona o transporte de medicamentos refrigerados?
O transporte de medicamentos refrigerados é a área da logística que garante que os remédios sejam coletados nas fábricas e entregues aos hospitais, farmácias e clínicas. A principal função é garantir o deslocamento desses produtos de forma segura para serem disponibilizados para o consumidor final.
Principais normas regulamentadoras
As normas que regulamentam o armazenamento e transporte de medicamentos refrigerados são estabelecidas pela Anvisa e Ministério da Saúde.
A principal delas é a 430/2020, que padroniza a qualidade na logística e no transporte de remédios termolábeis, impactando positivamente a eficácia destes produtos.
Exemplo prático desse tipo de produto são as vacinas que exigem temperatura máxima igual ou inferior a 8°C, conforme estabelece a norma.
Esses produtos precisam ser armazenados e transportados em equipamentos refrigerados e com monitoramento de controle de temperatura constante. Isso porque eles são altamente sensíveis às mudanças de temperatura e, caso sejam expostos a condições diferentes destas, sofrem alterações irreversíveis.
Outros dispositivos legais importantes para esse tipo de transporte são a Portaria 1052/98 e a Resolução nº 329/99. Estas, tratam da autorização de funcionamento no transporte de medicamentos, pagamento de taxas, documentação e autorização especial.
Vale citar também as normas como a RDC nº 318/2019 e a RDC nº 50/2011, que envolvem os estudos de estabilidade de medicamentos e os procedimentos para o estudo de estabilidade de produtos biológicos, respectivamente, também precisam ser seguidas.
Além disso, empresas do segmento devem possuir:
- Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), cedida pela ANVISA;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
- Certificado de Regularidade Técnica (CRF) do Conselho Regional de Farmácia;
- Autorização de funcionamento emitido pela prefeitura;
- Autorização Especial (AE), também fornecida pela ANVISA.
5 cuidados principais com o transporte de medicamentos refrigerados
Durante as etapas da logística no transporte de medicamentos refrigerados, é necessário adotar práticas que garantam a conservação, evitando que os produtos sejam danificados.
Confira quais são os principais cuidados com esse tipo de mercadoria.
1. Transporte
O transporte de produtos sensíveis à temperatura deve ser feito em recipientes e veículos adequados, que garantem a qualidade dos medicamentos.
Os profissionais envolvidos nesses processos precisam ser treinados para saber quais as melhores práticas durante a rota da mercadoria. Por exemplo, o veículo jamais pode ser estacionado no sol.
2. Sistemas de Supervisão
Durante o caminho percorrido pelos medicamentos, um profissional precisa estar preocupado em garantir que as variações de temperatura não ocorram e prejudiquem a qualidade dos produtos.
Além disso, sistemas de supervisão automatizados que permitem o controle de temperatura, são essenciais para garantir a qualidade durante o transporte dos medicamentos termolábeis.
Isso diminui consideravelmente as chances de qualquer erro na medição e registro da temperatura no veículo.
3. Gestão de estoque
A qualidade dos produtos já deve estar garantida antes mesmo do início do transporte. Aliás, de nada adianta ter uma distribuição bem organizada se o armazenamento do medicamento é feito de forma irregular.
O cuidado do estoque é algo que também influencia na qualidade e eficácia dos remédios termolábeis.
4. Profissional farmacêutico
Empresas que atuam no transporte de medicamentos refrigerados precisam ter um farmacêutico responsável por identificar as necessidades de cada produto.
Características de conservação, o acondicionamento adequado dentro do veículo, higiene e limpeza dos ambientes devem ser definidas por este profissional.
5. Embalagem
O cuidado no transporte também envolve a forma como os produtos são embalados. Eles devem ser feitos de maneira adequada, evitando possíveis avarias ou problemas que comprometam a qualidade do medicamento.
As caixas utilizadas precisam ter um tamanho adequado, evitando que fiquem juntas ou longe demais e danifiquem os produtos durante o transporte.
A importância de contar com uma transportadora séria para prestar o serviço
Contratar uma empresa séria e capacitada para o transporte de medicamentos refrigerados é fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos produtos.
Afinal, o serviço feito de forma correta, assegura também que a saúde dos pacientes não seja colocada em risco com possíveis danos ao material.
Empresas que trabalham com logística farmacêutica precisam entender de todos os processos e seguir corretamente as práticas corretas para garantir o manuseio adequado descrito nas especificações da ANVISA e do fabricante do medicamento.
Caso o transporte seja de natureza internacional, as regras e políticas de saúde pública do país de destino também devem ser cumpridas.
Conte com uma empresa especializada e experiente para o transporte dos seus medicamentos. A TSA Cargo possui experiência de 30 anos de mercado, sendo especialista nesse tipo de transporte.
Com o apoio dos profissionais especializados, a nossa empresa garante qualidade, higiene e responsabilidade necessários no transporte de medicamentos.